Chamadinha e a BNCC (Infantil 2)

O início do ano sempre nos motiva a pensar em elementos como a chamadinha, o calendário, a janela do tempo... Mas, se pensarmos em uma perspectiva baseada nas ideias propostas pela metodologia utilizada em Reggio Emilia, teremos como premissa básica a participação das crianças na construção da chamadinha.

Pensando nisso, minha parceira e eu entregamos às famílias de nossos alunos,  um boneco feito em feltro, já costurado e preenchido com fibra. Cada criança levou o boneco, linha de costura, retalhos de lãs e tecidos, além de fitas de cetim. 

Junto, enviamos um bilhete onde solicitávamos às família para decorarem os bonecos, pois eles seriam a representação de nossas crianças nas chamadinhas.

O resultado foi melhor do que esperávamos.

Em roda, colocamos todos os bonecos em uma cesta e íamos tirando, um de cada vez e perguntando quem era. As crianças já se reconheciam nas produções das famílias. E assim, eles recebiam seu boneco e os colava em um trem que confeccionamos e colamos na parede de nossa sala.

Porém, variamos bastante essa dinâmica. Havia dia em que quem acertasse o boneco retirado, entregava ao colega. Havia dias em que passávamos a cestinha e eles se "retiravam"; dias em que somente mostramos quem estava presente... E dessa forma conseguimos ampliar o repertório dos objetivos da chamadinha, em consonância com a Base Nacional Comum Curricular.
Olha quantos objetivos foram trabalhados!

(EI02ET08)
Registrar com números a quantidade de crianças (meninas e meninos, presentes e ausentes) e a quantidade de objetos da mesma natureza (bonecas, bolas, livros etc.).
(EI02ET05)
Classificar objetos, considerando determinado atributo (tamanho, peso, cor, forma etc.).
(EI02ET07)
Contar oralmente objetos, pessoas, livros etc., em contextos diversos.
(EI02EO05)
Perceber que as pessoas têm características físicas diferentes, respeitando essas diferenças.
(EI02EO06)
Respeitar regras básicas de convívio social nas interações e brincadeiras.
As professoras substitutas também fizeram suas produções e ao entrar em sala, realizavam a mesma dinâmica que nós.


A de "máscara" vermelha e flor no cabelo sou eu, rs! Era para ser um óculos!

O molde é este aqui abaixo!



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Modelos de fichas e pautas de observação coletiva e individual

João e o pé de feijão