Modelos de fichas e pautas de observação coletiva e individual

Olá pessoal,

Hoje vou compartilhar com vocês três modelos de observações. Elas são pautadas no livro Educação Infantil: Um Mundo de Janelas Abertas.




Fica a dica! Ele me ajudou demais na organização das pautas de observação, escuta e reflexão sobre o meu trabalho. Você pode comprá-lo clicando aqui! 

O primeiro modelo que compartilho é um roteiro de observação coletiva, ou seja, para observar diferentes crianças ao mesmo tempo. Eu seleciono previamente quais as atividades que quero observar ao longo da semana, escolho sempre três crianças de cada vez, observo e registro as observações nesse modelo.

Modelo de observação coletiva

Ele me ajuda por demais nos registros individuais que fazemos ao final do semestre, além de me dar pistas de como mediar e ampliar as situações de aprendizagem.

O segundo modelo é um roteiro de observação individual. Ela auxilia muito a compreender, individualmente, como o aluno interage com os materiais e com os outros.

Modelo de observação individual

Esses dois modelos são para impressão em sulfite. Eu coloco sobre uma prancheta e vou escrevendo minhas observações...

Porém, a prática me mostrou que nem sempre eu conseguia escrever nos espaços previstos e muitas vezes ficava uma confusão minhas observações (embora eu as compreendesse depois).

Então o que eu fiz... sintetizei as questões em letras e números. Ficou uma ficha de observação coletiva e individual. Imprimi, dobrei ao meio, passei contact e ficou uma espécie de "cartão" de observação. Ele fica dentro do meu caderno e sempre que vou observar, vou olhando as questões, escrevendo os números e ou as letras e respondendo ao que se pergunta.

Modelo de ficha de observação coletiva e individual.

A prática vai mostrando o que dá certo, o que pode ser ajustado e melhorado. E aí está a beleza de podermos compartilhar os conhecimentos.

Espero que ajudem vocês!

Abraços carinhosos!




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Chamadinha e a BNCC (Infantil 2)

João e o pé de feijão